Informatize sua empresa do zero gastando POUCO Parte 2

Seguindo a nossa série de dois artigos de sobre como informatizar gastando o mínimo possível, continuamos no segundo tópico que te ensinará como escolher um sistema de automação comercial. Antes vale muito a pena você dar uma olhada no primeiro artigo da série, que fala sobre a parte dos equipamentos: https://ifaster.com.br/informatize-sua-empresa-do-zero-gastando-pouco/

Em relação a sistemas de automação, com certeza o que mais pesa é o que o mercado convencional chama de pós-venda, aqui em engenharia de software, chamamos de Software Cicle Life (ciclo de vida do software). Imagina a sua empresa já informatizada e funcionando a todo vapor, e de repente no meio do dia acontece um problema no computador ele trava. E agora quem poderá me ajudar? (Chapolin Colorado)

Software-Cicle-Life

Por essas e outras é muito importante que você faça as seguintes perguntas antes de comprar o sistema:

  1. A empresa tem quanto tempo de mercado?
  2. No meu ramo de atividade, tem algum outro cliente que já usa este sistema?
  3. A minha empresa também funciona no domingo, tem algum regime de plantão em caso de problemas?
  4. Todo ano o fisco inventa novas regras e sempre haverá alguma mudança no sistema, como que ficarei nestes casos, terei que pagar de novo?

Fazendo uma analogia para um modelo de produto mais convencional, o automóvel, um sistema de automação precisa de algo mais do que encher o tanque e andar. Tem a troca de óleo, pastilhas de freio, etc. Por isso precisamos entender que ter SUPORTE CONSTANTE é mais do que importante, é ESSENCIAL. Pois sem manutenção o sistema vai parar, pode acreditar isto vai acontecer, o quando e como pode variar de caso a caso.

Sistema com problema

Entenda que o sistema armazena as vendas, os dados de clientes, produtos e fornecedores em um arquivo chamado banco de dados que com certeza este é um órgão vital. Lembra que eu falei que o sistema precisa de manutenção, pois bem, a manutenção mensal do banco de dados imprescindível e vai garantir a saúde da informática e da sua empresa, que não pode parar.

Prefira sistemas que utilizem os seguintes gerenciadores de banco de dados:

 

Firebird PostgreSQL MsSQL

Com certeza não são os melhores do mundo, mais dão conta do recado tranquilamente. O único que não seria grátis é o MsSql, mais agora ele possui uma versão simplificada que é totalmente grátis. Digamos ai em termos de tempo, em um sistema bem modelado e que respeite o mínimo de integridade de informações e manutenção, você teria uma sobre vida, por baixo, de 10 a 15 anos.

 

RECAPITULANDO, nesta segunda parte eu abordei basicamente duas características que considero imprescindível em um sistema de automação comercial:

  1. O suporte e o respaldo técnico da empresa que você está comprando;
  2. A manutenção mensal e a escolha do banco de dados.

E por último, e com certeza MUITO importante, a implantação e treinamento. Não adianta ter um automóvel e não ter carteira de motorista. O início é sempre critico, pois implantar um sistema significa criar, ou mudar, algo no operacional da empresa. Isto é uma verdadeira LUTA contra as nossas CRENÇAS e se não planejarmos e tivermos APOIO TÉCNICO ESPECIALIZADO, provavelmente, dará errado.

Procure neste momento PARTICIPAR do treinamento e da implantação INTEGRALMENTE, não caia na besteira de deixar somente o gerente ou um outro funcionário de confiança participar sozinho. Relação patrão e funcionário tem início, meio e fim como qualquer outra. Imagina se esse resolve sair, e agora, quem vai operar o sistema? Por isso você tem que participar e nesta situação agir em tempo hábil até você conseguir treinar outro colaborador.

Tudo isto é muito importante e com certeza é muito mais fácil de negociar e tratar com PESSOAS REAIS, e não por atendimentos por chat ou e-mail. Então prefira alguém que esteja na sua cidade, QUESTÃO DE AGILIDADE, que tenha muito tempo de mercado, que isto comprovará EXPERIÊNCIA TÉCNICA, e caiba no seu bolso, DINHEIRO NÃO ESTÁ FÁCIL.

Por onde você me indica começar?

Tec-Info Tecnologia em Informática / (62) 3092-2026 / ifaster.com.br


Ligue e negocie diretamente com o proprietário Sebastião Jùnior, diga que leu o artigo e receba 10% de desconto na implantação.

  1. Especialistas em sistemas de automação comercial, 13 ANOS de experiência;
  2. Utilizamos como gerenciador de banco de dados o FIREBIRD;
  3. Mantemos, gratuitamente até as 20h00 de SEGUNDA À SEXTA, um celular para emergências;
  4. Os nossos clientes recebem ATUALIZAÇÕES GRATUITAS, mesmo que o fisco mude alguma regra, você não pagará um centavo a mais por isto;
  5. EMPRESA EM GOIÂNIA e prestamos um relacionamento personalizado para cada cliente, aqui o diretor você tem um canal direto com o diretor.


#mimo
Preparei uma planilha para te auxiliar na sua cotação, use-a com sabedoria e economize.
BAIXE AQUI

 

Gostou ?

Ufa, ficou grande...Se você está lendo até agora significa que a informação é importante para você, então ajude a divulgar este post compartilhando em uma das redes sociais. Isto nos incentivará a continuar escrevendo mais artigos para vocês.

Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou reclamação é só deixar um comentário aqui em baixo que eu te respondo rapidinho.

Adicione-me

Sebastião Júnior

Gerente de negócios em Tec-Info Tecnologia em Informática
Engenheiro de software por formação e programador por vocação. Diretor da Tec-Info, empresa responsável pelo desenvolvimento e a manutenção dos produtos IFaster.
Adicione-me

Últimos posts por Sebastião Júnior (exibir todos)

About the Author

Sebastião Júnior

Engenheiro de software por formação e programador por vocação. Diretor da Tec-Info, empresa responsável pelo desenvolvimento e a manutenção dos produtos IFaster.

Comentários

Deixe uma resposta