Como explicar automação comercial para uma criança de 5 anos

A motivação que tive para escrever “Como explicar automação comercial para uma criança de 5 anos” se deve por sempre ser questionado por clientes e amigos sobre o que é automação comercial e para que serve. Na verdade, é apenas uma falha de compreensão de um termo técnico em que a definição de automação comercial é pouco explicada, mas de facílimo entendimento.

Este termo “Automação Comercial” é muito ouvido e usado por empresários e, proporcionalmente, pouco entendido. Uma boa analogia é que dentro do conceito de gestão empresarial muitos, por formação acadêmica ou por vivência prática, entendem e executam-na de formas diferentes.

Visualize a seguinte situação com as panificadoras, o pão francês teoricamente tem a mesma receita, mas com certeza o sabor se diferencia entre as padarias, isto pode acontecer por conta da qualidade da matéria prima ou mesmo pelo toque especial do padeiro.

Com certeza todos os empresários concordam que uma empresa deve ser rentável e neste sentido possuímos várias formas de checar se isto está acontecendo. A Automação Comercial com certeza é uma das ferramentas que ajudarão a medir, controlar e mensurar este lucro.

Para começar então fiz uma pequena pesquisa na Wikipédia e olha só a definição que vem de lá:

AUTOMAÇÃO COMERCIAL é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isso é, mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência.

Imagine uma revenda de peças de motos, que foca o seu atendimento 100% no balcão e possuí apenas dois funcionários – o dono (atuando como vendedor, caixa, cobrador, comprador, financeiro e etc.) e um vendedor. O dia começa cedo nessa empresa, às 07h15 o proprietário já está organizando a loja e logo em seguida chega o seu fiel escudeiro, às 07:50. Ambos trocam meia dúzia de palavras até que aparece o primeiro cliente, imediatamente o proprietário vai para o caixa aguardar o recebimento da venda feita de maneira rápida, pois o vendedor possui grande experiência, isto se repete o dia todo e sucessivamente durante todo mês.

Estória bonita não é mesmo, os problemas começam a surgir quando aparece uma atividade a mais no meio deste ciclo. O contador liga solicitando o inventário de estoque com produto, quantidade, preço de custo – segundo ele o governo precisa saber se o que você tem em estoque é compatível com o seu livro de entrada e saída (compras e vendas).

Pois bem, nestas situações que entra a tal da Automação comercial, você não precisa necessariamente ter um sistema de automação comercial para gerar este relatório que citei, poderia fazê-lo muito bem usando o Excel. Claro que isto iria demorar uma semana dependendo do mix de produtos da moto peças pois seria necessário fazer uma contagem de estoque e em seguida digitá-la em uma planilha.

Lembra o conceito retirado da Wikipédia que tem uma parte falando alcançando total eficiência, você realmente considera eficiente fazer outro levantamento de estoque e digitar manualmente em uma planilha em Excel?

Por isso é importante ter um sistema de automação comercial que lhe ofereça estas informações a um clique. Cuidar do estoque é apenas uma das funções que o empresário precisa estar atento. É necessário, aliás é primordial, para a tomada de decisões de compras e vendas um sistema de automação comercial que possua estas informações e realmente seja uma ferramenta de gestão empresarial, não apenas uma obrigação fiscal que é imposta pelo governo.

Entender isto pode fazer com que sua empresa se torne mais competitiva, dessa forma você saberá realmente se está tendo ou não lucro, até quando você poderá dar de desconto e se está tendo alguma perda de mercadoria por extravio ou devolução.

Fique atento às novidades do nosso blog, pois aqui sempre será um canal de informações para o empresário que está interessado em fazer o seu negócio decolar.

Se você já entende que ter um sistema de automação comercial vai além das exigências fiscais do governo e que pode fazer a diferença na gestão da sua empresa, dê uma olhada no IFaster Automação Comercial, um sistema bem do jeito que você precisa: eficaz, rápido, preciso, simples e muito barato.

Leia também:

“Aprenda a economizar com um sistema de automação comercial”

Adicione-me

Sebastião Júnior

Gerente de negócios em Tec-Info Tecnologia em Informática
Engenheiro de software por formação e programador por vocação. Diretor da Tec-Info, empresa responsável pelo desenvolvimento e a manutenção dos produtos IFaster.
Adicione-me

Últimos posts por Sebastião Júnior (exibir todos)

About the Author

Sebastião Júnior

Engenheiro de software por formação e programador por vocação. Diretor da Tec-Info, empresa responsável pelo desenvolvimento e a manutenção dos produtos IFaster.

Comentários

Deixe uma resposta