Vendendo na internet sem ter loja virtual

Já se imaginou vendendo na internet sem ter loja virtual, de maneira fácil e simples, mas não sabe por onde começar? Vou te dar algumas dicas de como você deve fazer isso.

1 – Comece pelo Facebook.

O Facebook é a maior rede social do mundo, com milhares de pessoas conectadas. Um ótimo meio de alcançar vários perfis de clientes, de qualquer lugar e vender o seu produto ou serviço. Você pode criar uma página comercial e divulgar seu negócio para o mundo todo, e ainda contar com ferramentas que podem impulsionar suas vendas. Gostou da ideia? Tenho um artigo exclusivo sobre esse assunto “Usar o Facebook no horário comercial como canal de vendas”

2 – Deixe o Google divulgar você.

Conhece o Google Meu Negócio? É uma plataforma gratuita voltada para média e pequenas empresas, com o intuito de impulsionar os negócios. Todos nós já nos beneficiamos com ele, sabe quando você quer ir à algum lugar, seja comércio, restaurante, consultório médico e o Google te fornece todas as informações, como telefone, horário de funcionamento, rotas de direção através do Google Maps? É assim que funciona, as empresas se cadastram no Google Meu Negócio e ganham visibilidade na internet, tendo à disposição o Google Pesquisa, Google Maps e o Google+. Torna-se muito mais fácil seus clientes entrarem em contato com você, saber onde fica sua empresa e te conhecer melhor. Quer aparecer na internet e atrair mais clientes, tenho um conteúdo completo para você “Consiga novos clientes com o Google Meu Negócio”

3 – Venda pelo Instagram.

O Instagram está se tornando um canal de vendas, várias pessoas têm criado perfis comercias para vender acessórios, roupas, produtos de beleza, entre outros. É o jeito mais simples de você vender para o país inteiro sem precisar ter um grande estoque no início. Se sua empresa já possui uma marca ou um nome, basta criar um perfil, publicar seu produto ou serviço. Pode utilizar o PagSeguro para realizar vendas por cartão de crédito ou boleto, também vender através de transferência bancária. Para quem possui uma fan page no Facebook com mais de 100 seguidores, tem acesso ao Instagram for Business, semelhante ao Facebook ADS. Mas cuide bem da sua página, publique fotos de qualidade, dê informações importantes sobre seu produto, responda aos comentários e as mensagens via direct. Aproveite o Instagram e venda mais, você pode usar e abusar, publique anúncios, promoções, flyers e tudo que a sua criatividade mandar.

4 – Whatsapp – um grande aliado. 

O Whatsapp vem para complementar os recursos citados anteriormente, mais do que uma ferramenta de uso pessoal, o aplicativo vem conquistando o mundo dos negócios. Muitos consumidores já preferem um contato por Whatsapp do que uma ligação telefônica. Você pode usar o seu número pessoal ou ter um smartphone exclusivo para a empresa.

Sabe por que esse aplicativo é um grande aliado?

A resposta é simples. Ao iniciar a conversa com o cliente pelo Whatsapp, você tem maior abertura para apresentar seus produtos ou serviços, negociar e apresentar propostas, mesmo que aquela pessoa esteja ocupada, em algum momento ela irá ler a conversa e dar atenção. Você já quebrou a primeira barreira, que é o contato com o cliente, fica mais fácil interagir e estabelecer uma relação. Quando fazemos contato por telefone é fácil esquecer o que foi conversado, sendo que ao usar o aplicativo, o cliente poderá a qualquer momento recorrer a conversa para lembrar qual o preço, ver o produto, confirmar alguma informação e ler os seus argumentos de vendedor.

Porém, saiba abordar o cliente para que a conversa não se torne chata, aconselho uma tática de venda ao retomar a conversa, inicie perguntando algo de interesse do cliente, antes de falar sobre o negócio. Exemplo: O cliente comentou com você que está sem tempo pois precisa levar o carro para trocar os pneus, enquanto você ficou de passar valores para ele ou outra informação, ao retomar a conversa pergunte se ele conseguiu realizar a troca, se gostaria de alguma indicação e depois engate o assunto sobre a venda. Dessa forma o processo de venda não se tornará maçante e o seu cliente ficará mais à vontade.

Fique atento! 

O Whatsapp ainda é uma ferramenta para uso pessoal, use com parcimônia, não envie mensagens políticas, religiosas, piadas, correntes, vídeos e gif engraçados, entre outros. Lembre-se, você está oferecendo uma relação comercial e profissional, estabeleça limites e respeite o espaço do seu cliente.

Sobretudo, seja educado e atencioso, mesmo que você acordou com o pé esquerdo, bateu o carro, perdeu a carteira ou o cachorro fugiu, trate bem seu cliente, pode ser que ele não compre hoje, mas seu atendimento poderá gerar uma venda amanhã. Não é por acaso que existem várias empresas e técnicas especializadas em treinamento de vendedores externos e internos, a qualidade do atendimento é crucial para as vendas. Às vezes o cliente não tem intenção de compra, mas o atendimento oferecido acaba gerando uma venda ou fazendo com que o cliente compre mais do que foi planejado.

Então, espero que tenha aproveitando essas dicas e comece a aumentar suas vendas usando a internet ao seu favor. Caso queira saber mais ou tem alguma dúvida, fico à disposição para esclarecer. Pode deixar um comentário ou enviar um e-mail para brunna.candida@ifaster.com.br ou junior@ifaster.com.br, estaremos aguardando o seu contato.

Brunna Candida Silva

Brunna Candida Silva

Consultora de Pré-Vendas em Tec-Info Tecnologia em Informática
Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.
Brunna Candida Silva
Sobre o autor

Brunna Candida Silva

Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.

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