Usar o Facebook no horário comercial como canal de vendas.

Utilize a maior rede social do mundo ao seu favor e alcance mais clientes através do Facebook. Dificilmente você encontra alguém que não tenha Facebook, muitas pessoas estão utilizando a rede social para compras, vendas e todo tipo de negócios. Nesse artigo vou te mostrar como você pode usar o Facebook no horário comercial como canal de vendas.

Primeiros passos

Crie sua página comercial ou fan page, na página inicial do Facebook, insira as informações corretamente sobre seu negócio, como telefone, endereço, site, a história da empresa, entre outros. Será a forma de seu cliente chegar até você. Seja rico em informações, e sempre mantenha os dados atualizados.

Escolha bem a foto da página e de capa, dê preferência a logomarca da empresa. Caso não possua, coloque algo relacionado ao seu negócio. Exemplo: Uma imagem de carro, se você for do ramo automotivo.

Não crie um perfil pessoal, dessa forma sua empresa ficará limitada, sem o mesmo alcance e visibilidade que uma fan page, além de não ter os recursos disponíveis para engajar seu negócio.

Alcance mais seguidores, ganhe destaque na rede social e atraia mais clientes.

Publique conteúdos com ofertas, promoções e novidades. As pessoas poderão se inteirar facilmente sobre o que sua empresa está oferecendo e ficarão mais propensas a comprarem. Além de causar a impressão de grandeza, os clientes irão enxergar sua empresa com outros olhos.

Seus seguidores farão sua propaganda

Mostre conteúdos relacionados ao seu negócio, quanto mais informativo e interessante for, mais pessoas irão ler, comentar, marcar amigos e compartilhar, seus próprios seguidores farão sua propaganda e sua página terá mais destaque. Por exemplo, uma empresa de cosméticos, ao compartilhar informações e novidades sobre beleza, aumentará o interesse de seus clientes e consequentemente novos seguidores irão curtir a página.

Mas é importante ficar sempre atento se as informações estão em dia, mostre o que está acontecendo em sua empresa e publique conteúdos novos. Se a sua empresa não estiver com as informações atualizadas e publicações recentes, dificilmente alguém irá entrar em contato. Se eu entro em uma página comercial e vejo que a última postagem é antiga, perco o interesse naquela empresa.

Programe o Facebook para fazer suas postagens

Não precisa ficar grudado no Facebook, você pode criar vários posts e programar para que o Facebook publique de acordo com o dia e horário que você desejar. Você pode publicar três conteúdos em horários diferentes, basta programar as postagens e o Facebook fará o resto do serviço.

Anuncie em grupos de venda e compra

É muito comum no Facebook encontrar grupos de compra e venda, conheço muitas pessoas que quando querem comprar algum produto ou serviço, recorrem a esses grupos. Há grupos voltados para qualquer tipo de negócio e grupos específicos, como grupos de interesse em peças automotivas, decoração, artesanato, entres outros. É um jeito fácil de ser encontrado e aumentar suas vendas.

Se você pretende atender somente a sua cidade e região, procure grupos de negócios locais, com membros da sua localidade. Ou se quiser enviar seus produtos para outros lugares, é uma ótima chance de expandir suas vendas participando de grupos de todo o país.

Não seja o chato! Antes de entrar em um grupo, leia as regras e normas e se é permitido anúncios, é extremamente incomodo anúncios de vendas em um grupo com outro foco, o administrador poderá te remover.

Aproveite o Facebook ADS e venda mais.

Através do Facebook ADS você gerencia sua página, sabendo quantas pessoas visualizaram, curtiram e acessaram suas publicações. Fique por dentro sobre o perfil do seu público, qual postagem sua foi mais relevante e qual teve menos interesse. Dessa forma você saberá o alcance do negócio e saberá a melhor forma de impulsionar suas vendas.

Encontre seu público facilmente, selecionando qual o tipo de cliente você deseja, por localidade, gênero, idade, interesse, entre outros. Por exemplo, se sua empresa vende livros o Facebook irá direcionar sua página para pessoas que possuem interesse em leitura.

Faça anúncios, impulsione suas publicações e crie ofertas.

Converta seguidores em clientes através de anúncios direcionados para o público que você deseja. Aumente o alcance de seu negócio impulsionando suas publicações, atraindo mais clientes e ganhando visibilidade. Crie ofertas e descontos especiais para quem segue sua página ao curtir uma publicação ou acessando um link, assim quem estiver no Facebook será seu futuro cliente.

Tenha contato com os seus clientes e descubra o que eles pensam sobre sua empresa.

As pessoas poderão classificar, fazer comentários e avaliar sua empresa. Quanto mais comentários e avaliações positivas houver, mais confiança novas pessoas terão em aderir ao seu produto ou serviço e o seu negócio irá crescer.

Você também poderá responder comentários e receber mensagens. Hoje em dia quase ninguém gosta de fazer ligações, consideram mais simples e fácil solicitar informações pelo Facebook e possuem pressa em obter uma resposta.

Tudo isso na palma da mão

Use seu smartphone ou tablet para gerenciar sua página, responder aos comentários, publicar conteúdo e fotos, anunciar e vender através do Gerenciar de Páginas para iOS e Android.

Se você ainda quer saber mais e conhecer alguns casos de sucesso acesse o site: https://www.facebook.com/business/. Mas se deseja uma ajudinha para impulsionar seu negócio, fale comigo. Terei o maior prazer em contribuir para o sucesso de sua empresa. Se você ainda não leu “Consiga novos clientes com o Google Meu Negócio” ou “Vendendo na internet sem ter loja virtual”, vale a pena conferir, todos esses post foram feitos para ajudar você e sua empresa.

Ah! Não esqueça de enviar suas dúvidas ou sugestões de conteúdo, deixe seu comentário abaixo, pode também mandar um e-mail para brunna.candida@ifaster.com.br ou junior@ifaster.com.br. Sinta-se à vontade  se também quiser ligar (62) 3092-2026.

Brunna Candida Silva

Brunna Candida Silva

Consultora de Pré-Vendas em Tec-Info Tecnologia em Informática
Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.
Brunna Candida Silva
Sobre o autor

Brunna Candida Silva

Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.

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