Seu sistema tem relatórios fiscais e relatórios para você?

Todo mês é aquela mesma história de enviar os relatórios fiscais para o contador, enviar notas, Speed Fiscal, CAT-52… Mas seu sistema tem relatórios fiscais para o governo e relatórios para empresa? Sabia que os relatórios internos são fundamentais para o crescimento empresarial?

Muitos contribuintes têm aversão a essa burocracia toda, e o fazem porque é obrigatório. O que muitos não entendem é que esses documentos são extremamente úteis, não somente para o Fisco, para a própria empresa também.

O Governo utiliza desses relatórios para saber sobre a receita do país, quanto está arrecadando e assim ter controle sobre o tributário. Mas, e você, tem se aproveitado dessa obrigatoriedade para também organizar sua empresa?

Seu dinheiro ou seu lucro pode estar indo todo para o ralo, quando apenas se preocupa em enviar para o governo os relatórios fiscais.

De qualquer forma você tem que fazer o fechamento de caixa, arquivar as notas, controlar o estoque e por aí vai. É um processo intercalado, se houver uma venda, uma nota é gerada, consequentemente há saída de mercadoria e seu estoque diminuiu. Logo, é preciso repor aquele produto, havendo nova entrada de mercadoria. No final do dia fechar o caixa, registrar as vendas, qual foi o valor, o tipo de pagamento, e mais um monte de coisas.

Uma coisa leva a outra!

Qual deve ser o tamanho da sua dor de cabeça todo mês ao organizar sua empresa, papéis e documentos para que as contas estejam de acordo?

Aproveite a obrigatoriedade dos relatórios fiscais para criar relatórios para você através do seu sistema de gestão. Entender como anda a sua receita, qual o seu lucro, qual o seu prejuízo, controlar os pagamentos, cheques recebidos, contas a pagar, a receber, boletos, livro caixa, entrada e saída de mercadoria, rastrear produtos evitando perdas ou extravios.

Sem essa organização, sua empresa pode tomar ações que logo resultarão em prejuízos e até inadimplência.

Mas minha empresa é pequena, não preciso desse controle!

Esse é o erro das pequenas empresas, e por isso elas continuam, por assim dizer, pequenas…

Você pode estar gastando seu dinheiro de forma errada, deixando de repor adequadamente seu estoque, perdendo produtos, com o financeiro bagunçado e sem obter lucro nenhum.

Além de que, final do ano ao enviar os relatórios anuais sua empresa pode ser multada por apresentar informações erradas!

Ah! Meu contador que cuida de tudo para mim!

Então, não é não! Ele não vende para você, não repõe seu estoque, não emite suas notas (o ideal é você emitir), não sabe quanto entrou, suas contas a pagar e a receber. Ele depende que você se organize e encaminhe para ele as informações corretas, para realizar um bom serviço, sem dores de cabeça, enviando ao governo todos os documentos em ordem. Pode contratar o melhor contador, se não fizer a sua parte, sua empresa não vai crescer.

Os grandes administradores, empresários e gestores usam e abusam dos relatórios, pois eles sabem da importância, estudaram para isso, passaram por várias experiências, perderam dinheiro, perderam negócios, bateram com a cabeça na parede e aprenderam como gerir uma empresa, por isso estão entre os grandes.

Esses administradores antes de tomar qualquer decisão, estratégia ou até para corrigir problemas lançam mão desses relatórios para entender a situação da empresa. Desempenho, vendas, financeiro, mercadoria e uma gama de coisas. A empresa precisa estar organizada, através do sistema de gestão que é possível se organizar de maneira assertiva, sem erros.

Mas você não precisa de uma multinacional para ser um grande administrador, pode aprender com o exemplo e experiência de quem entende do assunto, aplicando em sua empresa ações que irão melhorar o seu negócio, aumentar seu lucro, controlar suas vendas e mercadorias.

Há dois pontos importantíssimos que a gestão empresarial oferece: Controle e Organização!

Sem controle não há organização, sem organização não há controle. Um não existe sem o outro.

Não possuo dinheiro para investir em gestão…

Utilize o seu sistema de Automação Comercial para realizar tudo isso, a maneira mais fácil e barata de administrar sua empresa, e a melhor parte, no final do mês e do ano enviar os relatórios para o seu contador sem nenhum trabalho, pois com a sua organização, tudo ficará bem mais fácil com alguns cliques!

Você querendo ou não, o Governo está em grande expansão tecnológica, já temos aí a NF-e, NFC-e, Speed Fiscal, e a tendência é informatizar para facilitar a fiscalização e outros processos. Num futuro bem próximo, poder apostar que tudo será em arquivo digital, seja você MEI, Simples ou Normal.

E se você ainda não possui um sistema próprio, logo chegará o momento que precisará de um sistema de Automação Comercial como o IFaster, pois não conseguirá mais controlar tudo manualmente.

Infelizmente a maioria das pequenas e médias empresas não sabem aproveitar um sistema de gestão, pagam pelo sistema e não usam todas as suas funcionalidades. Se você já tem um, está na hora de aproveitar desses recursos, se quiser estudar mais o assunto temos outros textos que podem te ajudar:

“Aprenda a economizar com um sistema de Automação Comercial

“Como guardar o XML das suas notas fiscais organizadamente de GRAÇA”

“Cortar as unhas ou cortar despesas”

Se quiser saber um pouco mais, deixe seu comentário ou entre em contato comigo pelo meu e-mail brunna.candida@ifaster.com.br ou então fale com o diretor da Tec-Info nesse endereço junior@ifaster.com.br. Pode ligar também se quiser (62) 3092-2026.

Brunna Candida Silva

Brunna Candida Silva

Consultora de Pré-Vendas em Tec-Info Tecnologia em Informática
Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.
Brunna Candida Silva
About the Author

Brunna Candida Silva

Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.