Estoque em 3 etapas – O guia definitivo Parte 1

          Inicio este post com uma frase de um grande consultor da USP chamado Paulino Francischini: “O estoque é uma área da administração das empresas, pois o desempenho nesta área tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e financeiros da empresa.”.

Talvez o maior dos gargalhos e a maior válvula de escape que uma empresa possa ter é o estoque. Reduzir custos e evitar desperdícios é o maior desafio de todo empresário e o estoque otimizado é sem dúvida o maior aliado para isto.

Imagine o seu balcão de atendimento lotado e você procurando uma mercadoria que simplesmente sumiu, e o sistema diz que ela está no estoque. Isto é um problema de armazenamento, você não catalogou a posição dela.

Sabemos também da cobrança do estado no controle e na precificação do estoque. Devemos entregar um balanço todo inicio do ano e isso se torna uma tarefa muito difícil ainda mais com estoques desorganizados e desestruturados, imagine ter que recontar o seu estoque todo inicio de ano.

Pois bem, neste artigo vou ensinar uma nova forma de classificar o estoque com mais praticidade. Para tentar trazer para o mundo real este artigo criará ficticiamente uma empresa para tentar deixar mais claro o que será falado aqui. A empresa tem o nome de Cosméticos dos Sonhos (C.S.) e a sua proprietária se chama Sandra. Esta empresa trabalha com produtos de beleza com o publico alvo a classe “C e D”. Sua proprietária está em pânico, pois não sabe mais como organizar estoque, no último balanço ela contou mais de 2mil produtos diferentes. Dentro do estoque desta empresa tem esmaltes, acetona, shampoo, condicionadores, pentes, escovas de cabelo, etc.

Classificação de estoque por definição é nada mais que tipos de estoque que temos dentro de uma estrutura seja empresarial ou não. Por exemplo: Estoque de matéria prima, materiais de consumo, produtos acabados, etc.

Deve-se agir na premissa, inicialmente, do que está disponível para venda e o que é de uso interno – consumo próprio. A partir disto devemos categorizar e agrupar os produtos.

CATEGORIAS E GRUPOS

As categorias são utilizadas para separamos os produtos e em seguida dividi-los em grupos. Observe que quando citei qual segmento e o tipo de produtos que a Cosméticos dos Sonhos comercializa eu já os agrupei inconscientemente.

No caso da Cosméticos dos Sonhos, que de agora para frente vou chama-la de (C.S.), criarei os grupos da seguinte forma:
 

Definindo as categorias e grupos da C.S.

  • Categoria
    MANICURE
    GRUPO
    Esmaltes
    Alicates de unha
  • Categoria
    CABELO
    GRUPO
    Chapa / Prancha
    Difusor de ar
    Escovas de cabelo
    Alisantes / Relaxantes
    Condicionador
    Creme para Pentear

 

Definindo os grupos e alguns produtos

  • Grupo
    ESMALTE
    PRODUTOS
    Esmalte Colorama
    Esmalte Impala
    Esmalte Anita
    Esmalte Mavala
  • Grupo
    ESCOVAS DE CABELO
    PRODUTOS
    Escova Termica FT1
    Escova Marco Boni Thermal
    Escova Colorama
    Escova Marco Boni Comum
    Escova Marco Boni Almofadada com Cabo
  • Grupo
    ALISANTES
    PRODUTOS
    Creme de relaxamento X-Tenso Neutralizador
    Creme de relaxamento X-Tenso Cabelo Natural
  • Grupo
    CONDICIONADOR
    PRODUTOS
    Condicionador Infantil Huggies Turma da Mônica
    Condicionador Johnson’s Baby
    Condicionador Disnay Baby
  • Grupo
    CREME PARA PENTEAR
    PRODUTOS
    Creme para pentear Ni Hao Kai Lan
    Creme para pentear Johnson’s Baby Hidratação

Poderia ficar o dia todo agrupando produtos, mais este quadro servirá para você entender como fazê-lo no seu negócio.

#ficadica: Se você está perdido pense que existem várias pessoas que já passaram por isso e talvez você encontre alguma loja online dentro do seu segmento. Observe o exemplo da www.lojasrede.com.br, eu a utilizei como base para criação dos grupos e categorias para este post.

Se você achou esta informação útil para você ou poderá ser para algum amigo (a), não se acanhe compartilhe com eles.

Logo abaixo tem um espaço para comentários, você pode ficar a vontade e utilizá-los para perguntar, criticar ou mesmo sugerir algum novo conteúdo. Por enquanto ficamos por aqui, no próximo post devo falar sobre armazenamento e localização. Um grande abraço e fiquem atentos às novidades do nosso portal.

Comentários

Deixe uma resposta