Criar comprometimento na equipe em duas semanas

Uma boa equipe tem papel fundamental para o sucesso da empresa, e não é a toa que grandes empresas estão investindo em seus funcionários. Segundo a Great Place To Work, responsável pelo ranking sobre as melhores empresas para se trabalhar em vários países, os maiores requisitos por ordem de relevância são: Oportunidade de crescimento, qualidade de vida, alinhamento de valores, remuneração/benefícios e estabilidade. Quer saber como melhorar sua empresa ao criar comprometimento na equipe em duas semanas?

Mas como fazer isso em uma pequena ou média empresa?

Não existe uma fórmula mágica ou uma receita para engajar sua equipe e fazer sua empresa decolar, porém, as melhores empresas para se trabalhar possuem características em comum. Resolvi unir teoria e prática, através de estudos realizados e práticas que são aplicadas aqui  na empresa, para ajudar você pequeno ou médio empresário a engajar sua equipe e ajudar sua empresa a crescer.

Ambiente de trabalho – É fundamental o funcionário ter familiaridade com o ambiente de trabalho, oportunidade de ser participativo, saber o que acontece na empresa, se sentir bem e importante naquele ambiente. Quando os funcionários interagem, conseguem abertura para dar soluções e opiniões, ficam confiantes e surge um maior engajamento, começam a se interessar mais pelo trabalho e procuram apresentar resultados, consequentemente a qualidade do serviço irá aumentar. E isso vai ter custo nenhum para o seu bolso.

Outro ponto importante é o local de trabalho, a estrutura em si, sem considerar as horas de sono, os funcionários gastam maior parte de seu tempo ativo na empresa, portanto não esqueça que conforto, boas condições de trabalho e até mesmo um lanche da tarde podem contribuir para o rendimento do funcionário. Ninguém trabalha bem com fome, em um local insalubre, com ferramentas ruins, por mais esforçado que possa ser.

Comprometimento e paixão pelo trabalho – Estimule seus funcionários a gostarem do emprego, do produto ou serviço que oferecem. Faça-os se apaixonarem pela empresa e o que ela representa, crie valores, participe de causas sociais e deixe-os orgulhosos de fazer parte da equipe. Todos nós buscamos ir além, trocar o carro, viajar, investir e por consequência um salário melhor, então, fomente seus funcionários com bonificações, comissões ou premiações, para que procurem se dedicar mais ao serviço prestado, assim, você irá conseguir o comprometimento desejado.

Relação com seus superiores, evite carrascos – Ninguém gosta de acordar todo dia cedo, enfrentar o trânsito, chegar no trabalho e se deparar com a cara ruim de um chefe sisudo e austero. É importantíssimo os superiores e donos das empresas criarem um ambiente mais tranquilo e uma relação mais confortável com seus funcionários. Cada um é peça importante para o funcionamento da empresa, desde o faxineiro até a diretoria, e merecem ser bem tratados. Quando o funcionário tem temor e sente-se pouco à vontade na presença de um superior, sua produtividade cai drasticamente e se for bom profissional, facilmente mudará de emprego.

Regras severas, rigor e medo não farão seus funcionários trabalharem melhor, eles irão seguir os protocolos, mas a produtividade será bem menor do que em um ambiente descontraído e leve. Claro que não precisa chamar seus funcionários para almoçar na sua casa ou abolir regras, mas é fundamental criar uma relação amistosa e não descarregar em seus funcionários problemas pessoais. Quando os superiores estabelecem uma amizade com sua equipe, o ambiente torna-se mais tranquilo e a equipe acaba recompensando com produtividade.

Gentileza, profissionalismo, bom senso e humildade custam nada e valem muito!

Mantenha as portas abertas – Salário não é o ponto mais importante para os funcionários e sim a perspectiva de crescimento e novos desafios. Abra as portas para que seus funcionários cresçam em sua empresa, se possível invista ou incentive uma qualificação profissional, como cursos, treinamentos, palestras, maior flexibilidade para funcionários que estudam, e tudo mais que agregue conteúdo. Mesmo que o funcionário não suba de cargo, ele deseja aprender mais, oferecer essa oportunidade irá resultar em um profissional mais capacitado e comprometido com a empresa.

Ofereça atividades novas, isso os estimulam fugindo da monotonia de realizar a mesma tarefa, todo nós precisamos de algo novo nos instigando, nos impulsionando a aprender mais. Nosso cérebro precisa aprender coisas diferentes, por isso sempre que puder aplique essa dica.

Stand up meeting – Traduzindo ao pé da letra significa “reunião em pé”, uma técnica conhecida por empresários experientes e empresas especializadas em RH. Consiste em um bate papo entre o chefe e os funcionários, de forma mais descontraída e informal, no início ou no final do dia, com curta duração. Esse bate-papo serve para levantar os pontos positivos e negativos, como se fosse um feedback, com o objetivo de criar engajamento. Cada empresa tem suas preferências quanto à técnica. Aqui na Tec-Info aplica-se o stand up meeting da seguinte forma:

– Início da semana: Na segunda-feira, no início do expediente, falamos sobre as perspectivas para a semana, as atividades e metas que funcionários e superiores esperam realizar ao longo da semana;

– Fim da semana: Na sexta-feira, no final do dia, conversamos sobre os fatos da semana, se saiu como o planejado e o que nós poderíamos melhorar. Preste atenção, eu disse NÓS, pois o chefe também participa e quer ouvir do funcionário o que ele poderia fazer para o crescimento da empresa. Quando a conversa é mais pessoal, há perguntas sobre o emprego, se está gostando, pontos negativos e positivos. Gostamos de analisar qual o desempenho da semana, se foi pouco produtiva ou se produzimos bem, procurar saber qual o fator influenciou no rendimento, e assim melhorar não só o trabalho de um funcionário, como o meu, do superior e da empresa em si.

 

Quer mais dicas para fazer a sua empresa crescer? Leia também “Cortar as unhas ou cortar despesas?” e “Sua empresa atende as exigências fiscais e as do mercado?”

Enfim, é isso! Comprometa-se com a sua equipe, todos nós trabalhamos melhor quando temos prazer do que quando sofremos pressão. Espero que essas dicas auxiliem você a melhorar seu time, não apenas de vendas, mas em todas as áreas da empresa. Caso tenha ainda alguma dúvida ou queira saber mais, fique à vontade para entrar em contato comigo por e-mail brunna.candida@ifaster.com.br ou com o CEO da Tec-Info neste e-mail junior@ifaster.com.br, telefone (62) 3092-2026 ou então deixando seu comentário.

Brunna Candida Silva

Brunna Candida Silva

Consultora de Pré-Vendas em Tec-Info Tecnologia em Informática
Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.
Brunna Candida Silva
Sobre o autor

Brunna Candida Silva

Formada em Edificações e atualmente cursando Engenharia Mecânica. Aspirante à ser uma exímia conhecedora de Gestão Empresarial e Tecnologia.

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